terça-feira, 30 de agosto de 2011

Você é um LÍDER NEEMIAS?

Estava Neemias no palácio, na fortaleza de Susã, em Babilônia, e assistia diante de Artaxerxes, pois era o copeiro do rei, quando recebeu notícias a respeito do povo de Israel: “Os restantes, que não foram levados para o cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo, e o muro de Jerusalém, fendido, e as suas portas, queimadas a fogo” (1.3).

A reação de Neemias tão logo ouviu essas palavras foi assentar-se, chorando e lamentando por alguns dias; e esteve jejuando e orando a Deus em favor do remanescente de Israel que estava em Jerusalém (1.5-11).

Na tentativa de contextualizar esse momento da História do povo de Israel, podemos dizer que nós, representantes do Reino de Deus aqui na terra, somos todos Neemias. Como ele temos ouvido notícias a respeito da “grande miséria e desprezo” que tem vivido e sofrido muitos ao nosso redor, tendo sido suas vidas “fendidas” e “queimadas a fogo”.

E o que temos feito? Qual tem sido a nossa reação diante de tantas tragédias que assolam o povo brasileiro e, trazendo para mais perto de nós, o povo que está em nossa cidade, bairro, trabalho, escola? É muito importante refletirmos sobre qual tem sido a nossa reação diante de tantos fatos: (1) temos deixado que a sorte se encarregue de guiá-los até o final ou, (2) como Neemias, nossa reação é de lamento e dor, de quebrantamento e oração a Deus?

Atrevo-me a responder por você que agora lê esta mensagem, isso por que sei que neste momento você pode estar vivendo a sua decisão de olhar por um “povo” tomado de grande miséria e desprezo, cujas vidas foram, e ainda estão sendo, assoladas pelas adversidades da vida.

Respondo dizendo que você é Neemias, um homem que se sentiu como se estivesse em Jerusalém, vivendo as mesmas misérias, embora estivesse num palácio cercado por fortalezas, desfrutando de sua condição de copeiro do rei. Isso quer dizer que mesmo que não estejamos na mesma condição de miséria, mesmo assim podemos senti-la agindo na vida das outras pessoas.

Claro que Neemias tinha limite de ação, a começar por ter que estar na presença do rei sempre que se fizesse necessário. Como então poderia ser liberado para levar consolo ao povo? Como poderia pensar em ajudá-lo? E quanto às suas posses pessoais? Como poderia ajudar o povo a levantar o muro? Quanto em dinheiro seria necessário para isso? Como iria pelo caminho sem se defrontar com assaltos e perigos de morte? Assim como ele, também temos os nossos limites.

Mas Neemias (que também é você) não estava sozinho. Ele tinha a seu favor o Deus Todo-Poderoso, o Deus que intercederia por ele, que faria coisas que talvez ele nem esperasse que de fato acontecessem: (1) ter a concessão do rei para ir até Jerusalém edificar os seus muros, (2) obter do rei uma carta de recomendação para que passasse livremente entre as nações, (3) obter do rei um ofício solicitando madeira para as portas e muros da cidade, bem como, para levantar uma casa para morar.


(RE)CONHECENDO O LÍDER NEEMIAS:

Mas antes de ir ao encontro do "seu povo" quero lhe falar a respeito do LÍDER NEEMIAS, um líder com características pessoais que demonstram sua maturidade emocional e espiritual diante dos desafios:

Característica: EMPATIA
Situação: “...assentei-me, e chorei, e lamentei...estive jejuando e orando...” (1.4)
Lição: Colocar-se no lugar do outro, sentindo sua condição de derrota, mas, ao mesmo tempo, buscando ajuda em Deus para o seu problema, é uma demonstração do quanto nos importamos com ele.

Característica: AUTO-MOTIVAÇÃO
Situação: “Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá...para que eu a edifique” (2.5)
Lição: Geralmente pensamos duas vezes antes de chegarmos diante do nosso chefe para pedir um aumento de salário. Talvez Neemias tivesse sentido o mesmo, mas seu objetivo era mais importante do que o nervosismo ou o medo. Por isso, faça como ele e vença pela auto-motivação, dizendo a si mesmo: Eu vou lá, eu vou arriscar.

Característica: CONTROLE EMOCIONAL
Situação: “...e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém” (2.12) / “Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar...” (2.20)
Lição: Há situações em que é melhor dominar a língua para não entregar o ouro ao bandido. Não dando a ele a oportunidade para nos destruir. Em outros momentos é preciso vencer a ira, sabendo que ela é uma armadilha contra nós mesmos. Melhor é ser manso. Esses dois exemplos nos mostram como é necessário manter o controle sobre nossas emoções.

Característica: AUTORIDADE DIVINA
Situação: “Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, deem-se-me cartas para os governadores...como também carta para Asafe...E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim” (2.8)
Lição: Quão bom é ter a autoridade divina sobre nossas vidas. Só assim podemos ousar ainda mais quando somos chamados para agir em favor da obra de Deus aqui na terra. Sem esquecer que para Ele é a honra e o louvor.

Característica: OBJETIVO
Situação: “...peço-te que me envies a Judá...para que eu a edifique” (2.5b)
Lição: Desde o momento em que recebeu a notícia até que visse seu cumprimento, Neemias não esqueceu qual era o seu objetivo, por isso não lhe faltou motivação, nem perdeu o controle sobre suas emoções, antes, buscou apoio constante em Deus e na Sua promessa. O importante é não perder o foco.

Característica: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Situação: “Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos (2.18)
Lição: Somente após conquistar a confiança dos judeus é que Neemias declarou o motivo que o levara a estar ali, mostrando como Deus lhe fora favorável e como tocara no coração do rei. A prudência deve ser nossa aliada antes de qualquer coisa. Não se chega à casa de alguém e diz-se: agora este é meu lar, vou mudar os móveis de lugar e dormir no quarto de casal. Antes, para não sermos tidos como inimigos devemos conhecer e nos fazer conhecidos, principalmente pelo bom testemunho, que é aquele respaldado pelo próprio Deus. Além da confiança, ele ganhou amigos e parceiros de trabalho. Lembre-se que confiança no relacionamento, seja ele qual for, não se consegue do dia para a noite, e deve-se fazer de tudo para que seja preservada.

Característica: FIRMEZA DE PROPÓSITO
Situação: “E olhei, e levantei-me, e disse...Não os temais, lembrai-vos do Senhor...e pelejai..." (4.14)
Lição: Mesmo com as constantes investidas do inimigo é preciso que avancemos. Perseverar demonstra firmeza de propósito. Em meio à luta nossos olhos devem estar no Senhor.

Característica: VIDA DIÁRIA COM DEUS
Situação: “...estive jejuando e orando...” (1.4)
“Porém nós oramos ao nosso Deus...” (4.9a)
“Lembra-te, meu Deus, de Tobias e Sambalate, conforme estas suas obras...” (6.14a)
Lição: Em alguns momentos no livro de Neemias o encontramos orando. Ele também nos conta que esteve jejuando. Fala ainda de como foi dia a dia, durante anos, vencer os seus inimigos. Entendemos assim que somente o andar diário pode nos render frutos para uma vida de vitórias sobre o mau. Mesmo que sofra acusações de seus inimigos, e talvez com certa razão, não deixe de buscar em Deus a ajuda necessária para cumprir o seu chamado.

Característica: ESTRATÉGIA
Situação: “E disse eu...Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco, o nosso Deus pelejará por nós” ( 4.19-20)
Lição: Prever o ataque do inimigo e planejar o modo como poderá lutar contra ele é uma boa estratégia. Você pode até tentar vencer sozinho, mas não esqueça que poderá também contar com bons amigos chamando-os para a “briga”, é só “tocar a buzina”.

Característica: CONFIANÇA E TEMOR A DEUS
Situação: “Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos” (6.9c)
“E quem há como eu que entre no templo e viva? De maneira nenhuma entrarei” (6.11b)
Lição: O verdadeiro líder sabe que sua confiança deve estar alicerçada em Deus e que somente o temor a Ele o livrará da prática do pecado e de andar no mau caminho.

Característica: DISCERNIMENTO
Situação: “E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim... (6.12)
Lição: Somente pelo Espírito de Deus poderemos entender e discernir as astutas ciladas do mal preparadas contra nós. Peça a Deus que lhe dê esse dom.

Caro líder, siga em frente, pois Deus já lhe concedeu o ministério da reconciliação; já lhe preparou carta de recomendação, a qual é o Espírito Santo que vai à sua frente e que opera em sua vida para um bom testemunho.

Você não deve estar alheio aos inimigos que se levantarão tão logo saibam como Deus tem prosperado seu caminho enquanto faz a Sua obra. Por vezes eles quererão dizer até onde você deve ir, querendo impor limites ao que você está fazendo.

Mas não desanime, antes, seja um LÍDER NEEMIAS.

Que Deus lhe abençoe.


Em Cristo Jesus,

Auristela Brasileiro.

3 comentários:

  1. MUITO BOM, LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bom para ser usado nos Núcleos Missionários. Que o Senhor Jesus continue te abençoando rica e poderosamente sua vida. Efésios 1.16-20 Pr. José Roberto (servo).

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver seu blog!
    o meu é http://rodrygogoncalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir