sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O CENTENÁRIO QUE INSPIRA E TRANSFORMA

É impressionante ver o quanto um bom exemplo pode gerar não só comoção, mas entusiasmo. Pode até mesmo despertar algo bom que está dentro de cada um de nós; pode incomodar as pessoas ao ponto de levá-las a ir além do corriqueiro, da mesmice, funcionando como uma chamada a sair do comodismo. E é quando saímos desse quadro, que podemos ver algo acontecendo no sobrenatural que independe de nós. O mais impressionante é o impacto na pessoa mesma, no crescimento pessoal que parece ser renovador, mostrando novas perspectivas, é como abrir os olhos ao cego. Se pensarmos que, a começar pelo bom exemplo, desde aí, Deus, pelo Seu Espírito, já está operando em nós, então, todo esse movimento vem dEle, e nós, como servos Seus, apenas nos deixamos usar por Ele. É uma Rede Divina que mobiliza pessoas através de inspirações e dons pessoais objetivando um bem maior que beneficiará a muitos.
Essa linha de pensamento nos remete ao Reis dos reis: Jesus Cristo, e à Sua obra redentora. Seu exemplo de entrega, humilhação, sacrifício e poder sobre o mal inspira aos seus fiéis seguidores a que façam o mesmo. Paulo, o apóstolo dos gentios, certa vez disse: Sede meus imitadores como eu sou de Cristo (1Co 11.1). E sabemos o quanto o seu exemplo constrange a muitos a seguir esse mesmo caminho. A Rede Divina vem ligando pessoas no desenrolar dos séculos em prol do Seu Reino aqui na terra.
A Igreja Assembleia de Deus em Belém-Pará está envolta nessa Rede. Isso já estava na mente divina e aconteceu há quase um século por inspiração do Seu Santo Espírito. Os homens escolhidos para assumir a frente desse trabalho eram conscientes do papel de autoridade que exerciam e, assim também, os que hoje exercem essa autoridade sobre a Igreja do Senhor, não uma autoridade imposta por eles mesmos, claro! Mas, revestidos da autoridade delegada por Deus, eles foram guiando o rebanho. O tracejado da Rede Divina trouxe a esta cidade a chama pentecostal.
Hoje, a poucos meses de realizar o seu Centenário, a Igreja em Belém vem despertando talentos, alguns como exemplos de superação e fé. O motivo primeiro para a celebração do Centenário e para o despertamento de pessoas? Os propósitos de Deus e Seu compromisso com esta Igreja. O segundo? Usar esta Igreja para alcançar vidas preciosas. Terceiro? Esculpir em seus membros a Sua “impressão digital”, tornando-os pessoas melhores.
Deus inspira e usa pessoas. E Ele tem usado o Pastor Samuel Câmara para que mais pessoas ousem, como ele, a ir além do convencional. Mesmo que fugir do convencional seja vender picolé. Mas vender, não apenas ou para o próprio sustento, mas para que algo maior seja realizado.
O Pastor Samuel Câmara, tem dado o exemplo primeiro em prol do Centenário da Assembleia de Deus. Não obstante o desafio de celebrar o Centenário na cidade berço do Movimento Pentecostal Brasileiro, o Presidente dessa Igreja, além de contribuir com o soldo de seu sustento, empregou seu dom da aurora juvenil para também inspirar outros, engraxando sapatos. Isso, disse ele, fazia muito bem quando era jovem. Seu trabalho foi batizado de “O Brilho do Centenário”. Assim, nasceram outros exemplos de mulheres e homens, que trilham o mesmo caminho: Tacacá do Centenário, Restaurante do Centenário, Lanche do centenário, Tapioquinha do Centenário, Brechó do Centenário, Adesivos do Centenário, Sapataria do Centenário, Frangão do Centenário, Toalha do Centenário, Sacola do Centenário, Bolos do Centenário e dezenas de outros empreendimentos inspiradores. Alguns deles, realizados por pessoas com saúde debilitada e precisando de recurso para viver com dignidade.
Se perguntarmos a eles sobre o impacto que isso trouxe para suas vidas, ouviremos belos testemunhos de renovação espiritual e crescimento pessoal e financeiro. É o sobrenatural de Deus agindo enquanto realizamos coisas em prol de um projeto maior, já concebido e proferido por Ele.
Estamos todos envolvidos na Rede Divina. Mas precisamos escolher se queremos apenas passar por ela sem sentir totalmente o seu efeito em nossas vidas, ou se seremos inseridos na sua trajetória de maneira diferenciada, e transformados a cada inspiração/ação, por Deus, o Criador.

3 comentários:

  1. Parabéns pela pastagem que mostra com muito amor e vigor espiritual o centenário em ação.
    Parabéns
    Pr.EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES
    (PR.AUXILIAR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BELÉM-PA)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog... Deus abençoe.. Igor Miranda.

    ResponderExcluir