quarta-feira, 12 de maio de 2010

O tempo e o momento

No livro de Eclesiastes lemos seu autor, o rei Salomão, discorrendo sobre o tempo determinado para todo propósito debaixo do céu.
O modo como contamos o tempo é diferente da maneira como Deus o faz, isso quer dizer que o nosso dia de 24h, para Deus, pode durar mil anos (2 Pe 3.8)! Às vezes, isso parece acontecer conosco também. Temos a sensação de que uma hora de aflição e angústia durou "uma eternidade", ou, até o contrário, que o momento foi de tanta felicidade que durou pouco ou passou rápido demais.
O fato é que se o tempo dura muito ou pouco, o momento é um algo que acontece no aqui e agora. Ele acontece enquanto o tempo passa. Ele se relaciona mais com a nossa vida do que o tempo, principalmente, quando ansiamos que algo novo aconteça conosco.
Por vezes, esquecemos o ano ou o mês em que determinado episódio aconteceu, mas, dificilmente, esquecemos o momento em que tudo se deu, as circunstâncias.
Vai chegar o tempo em que determinado fato vai acontecer em sua vida. O tempo daquele momento tão esperado ou, talvez, tão evitado.
Não podemos esquecer: ambos, o tempo e o momento, que estamos vivendo, devem ser muito bem aproveitados, pois precisamos dos dois para ponderar e dirigir nossas ações. O tempo sara e ensina. O momento mostra se de fato aprendemos com o tempo.
Então vai chegar o tempo de nascer e morrer; plantar e arrancar o que se plantou; de matar e de curar; de derribar e edificar; de chorar e de rir; de prantear e de saltar de alegria; de espalhar pedras e de juntar pedras; de abraçar e de afastar-se de abraçar; de buscar e de perder; de guardar e de deitar fora; de rasgar e de coser; de estar calado e de falar; de amar e de aborrecer; de guerra e de paz.
Não queira avançar o tempo; nem deixe que ele passe despercebidamente. Aprenda com ele. Só assim você poderá aproveitar o momento, quando ele chegar!
Seja feliz.

Um comentário:

  1. A Santa Paz do Senhor Jesus sempre esteja conosco.Parabenizo a irmã em Cristo Jesus, pela excelente mensagem que vem iluminar e despertar a alma humana para uma reflexão da Palavra do Senhor Deus através de sua pessoa.Continue avançando na obra que Deus tem lhe confiado.Deus do alto de sua glória continue a resplandecer a luz do rosto Dele em sua vida. Deus te abençoe .
    A Paz do Senhor Jesus sempre.
    Atenciosamente,
    Pr. Ednilson Moraes.

    ResponderExcluir